terça-feira, 13 de outubro de 2009

Balanço dos resultados em Estremoz

Surpresa? Nem tanto assim!

As minhas previsões (em 09/10/08 e 09/10/09 neste blogue) e os resultados (em 09/10/11) foram:

CM
Candidatos: BE / PCP / PS / Mourinha / PSD / PP
Previsões: 0 / 1 / 2 a 3 / 2 / 1 ou 2 / 0
Resultado: 0 / 0 / 3 / 3 / 1 / 0
Só não acertei no facto de o PCP não eleger pelo menos um vereador (o que se deve ao facto de o próprio eleitorado simpatizante e militante não ter seguido a disciplina de voto do PCP e mais do que o previsivel ter deslocado a sua votação para o Mourinha). De 2005 (2797 votos) para 2009 (932 votos) a quebra do PCP foi de 1865 eleitores.

AM
Candidatos: BE / PCP / PS / Mourinha / PSD / PP
Previsões: 2/ 3/ 7 / 1 / 6 / 2
Resultado: 0 / 3 / 7 / 8 / 3 / 0
Não acertei na capacidade que acreditava existir por parte do BE e do PP de manterem o seu eleitorado potencial e o eleitorado à sua esquerda e à sua direita que com tal votação poderia estar representado na Assembleia Municipal. Talvez tenha havido demasiado optimismo da minha parte, mas infelizmente tal não sucedeu com grande pena minha.
Também nada fazia prever o PSD não conseguir segurar o seu eleitorado potencial e vir a ter uma quebra de 2146 votos (PSD+Independentes em 2005) para apenas 1287 votos (em 2009). A deslocação para a lista do Mourinha na Assembleia Municipal não era espectável, mas sucedeu apesar de se constactarem menos 542 votos na votação para a AM do que na votação para a CM na lista do Mourinha.

AF
Candidatos: BE / PCP / PS / Mourinha+Independentes / PSD / PP
Previsões: - / 4 / 3 / 1 / 3 / -
Resultado: - / 2 / 3 / 4 / 2 / -
(falta eleger dois presidentes de junta em plenário de cidadãos eleitores)
Não era prevísivel a perda de Santo André pelo PSD nem a perda da Glória pelo PCP, bem como todas as outras grandes movimentações havidas nas Freguesias. Com a presença dos Presidentes de Junta na Assembleia Municipal vai haver uma composição da AM muito pouco representativa do peso político real do eleitorado estremocense.

COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
PCP / PS / Mourinha+Independendentes / PSD
5 / 10 / 12 / 5
(falta eleger dois presidentes de junta em plenário de cidadãos eleitores)

Vamos estar atentos, apesar da maioria da Assembleia estar nas mãos do Mourinha e do PS.

3 comentários:

  1. Parece que ganharam com os votos da CDU. Provavelmente muita gente alguns já mais velhos e sem saber ler nem escrever baralhados pelas campanhas votaram no Mourinha a pensar que ainda era da CDU.

    ResponderEliminar
  2. Sabem ler e escrever sabem! não aparam é paraquedistas. Agora que também foram enganados, isso foram (vão chegar a essa conclusão daqui por quatro anos).
    E quanto à deslocação de votos é simples:
    O Mourinha foi buscar 521 à Abstenção, 52 aos Brancos e Nulos, 3 ao Bloco de Esquerda, 1865 ao PCP, 3 ao PS, 439 aos Independentes, 665 ao PSD e 29 ao CDS o que totaliza os seus 3577 votos.
    AJPM de ETZ

    ResponderEliminar
  3. Se esse Ramalho ( PS ), nao confundir com o candidato do PSD ( excelente pessoa ) eu deixaria de votar na cidade de Estremoz. Inadmissivel uma pessoa que tanto mal disse de Estremoz, se candidatar a Camara Municipal. Deus escreve direito por linhas tortas...Parabens Mourinha

    ResponderEliminar